33
Bitcoin é bolha financeira? Entenda essa polêmica

Você já ouviu alguém dizendo que o bitcoin é bolha financeira? Mesmo alguns investidores de renome usam esse argumento para explicar os rápidos ganhos da criptomoeda ou a grande queda que ela sofreu em 2018, por exemplo.

No entanto, existem fortes indicativos para afirmar que o bitcoin não é uma bolha financeira. Para te ajudar a compreender essa polêmica, nós explicaremos em detalhes o significado desse conceito e depois analisaremos algumas características do bitcoin que ajudam a entender o porquê a criptomoeda não se encaixa nessa definição.

 

O que é bolha financeira?

Antes de mais nada, é importante que esteja muito claro qual é a definição de bolha financeira (ou bolha especulativa). Esse conceito sempre está associado ao efeito de manada, que acontece quando uma grande quantidade de pessoas começa a seguirem o que outras estão fazendo, sem ter base sólida para isso.

Toda bolha começa dessa forma, com muitas pessoas comprando de maneira intensa um determinado ativo. Pela lei de oferta e procura, esse ativo vai se valorizar. A rápida valorização chamará a atenção de mais pessoas, o que tende a aumentar ainda mais o número de compradores e, consequentemente, o preço do papel.

Percebe que é uma bola de neve? Isso se repete bastante até que, finalmente, o mercado percebe que o valor real daquele ativo é bem menor do que o valor que está sendo negociado. E aí vemos quedas gigantescas, que podem levar investidores ao desespero.

 

Por que o bitcoin não é uma bolha financeira?

Assim como acontece no mercado de ações ou em qualquer investimento de renda variável, o bitcoin pode sim sofrer quedas em seu preço e, em determinados momentos, pode valer menos do que é negociado de fato (o que é corrigido pelo mercado com o tempo).

Isso não significa, no entanto, que o ativo é uma bolha financeira e que os preços negociados não condizem com o valor real da criptomoeda. Alguns dos principais argumentos que sustentam essa ideia são:

 

Tecnologia Blockchain

O blockchain é a tecnologia que está por trás do bitcoin. Por meio dela, há uma descentralização das operações financeiras, o que é uma grande inovação. Especialistas de universidades e empresas apontam que essa é uma tecnologia realmente disruptiva.

Sendo assim, estamos diante de algo concreto, real e com grande possibilidade de evolução, além de um ótimo valor disruptivo. Ou seja, características que não condizem com uma bolha financeira, que não possui fundamento.

 

Oferta limitada e demanda com potencial de crescimento

Uma característica típica de uma bolha financeira é o esgotamento da demanda no mercado. É nesse momento que a “bolha estoura”, os preços despencam e quem possui o ativo perde dinheiro.

No caso do bitcoin, a demanda parece só aumentar e a moeda tem sido muito procurada por pessoas físicas e jurídicas. Além disso, vale lembrar que existe uma oferta limitada de bitcoins. Desde sua criação, foi estabelecida a regra de que serão emitidos apenas 21 milhões de unidades da moeda.

 

Empresas estão usando a criptomoeda

Grandes empresas ao redor do mundo já estão investindo em bitcoins. Outras estão desenvolvendo sistemas descentralizados com a tecnologia blockchain. Novas criptomoedas estão sendo criadas. Ou seja, não se trata de um mercado puramente especulativo, fatos reais estão acontecendo.

Universidades renomadas também têm estudado a tecnologia blockchain e o funcionamento das criptomoedas, o que prova mais uma vez o potencial real de disrupção tecnológica.

 

O bitcoin já tem uma longa história

Apesar do bitcoin estar em alta na mídia nos últimos anos, a criptomoeda existe desde 2009. Ou seja, trata-se de um ativo com maturidade, que já passou por altos e baixos. Se fosse uma bolha financeira, provavelmente ela já teria estourado há muito tempo, afinal, não seria possível sustentar uma especulação por uma década.

 

Portanto, como entusiastas das criptomoedas, aqui na Yappi acreditamos que o bitcoin não é uma bolha financeira. Isso é fundamental para continuarmos nosso trabalho, buscando sempre aumentar o rendimento dos nossos clientes.

Quer entender melhor como você pode investir com a gente? Entre em contato com nossos especialistas e vamos conversar!

Publicado em 24 de setembro de 2021
Por

POSTS RELACIONADOS:
estratégia de investimentos

Entrar no universo de finanças no escuro pode ser um empecilho para que o investidor alcance seus objetivos, por isso, ter uma estratégia de investimentos é um facilitador. Afinal de contas, não existe fórmula mágica para o sucesso, para atingir uma meta é preciso traçar um plano. O que é uma estratégia de investimentos? Podemos dizer que […]

Publicado em 29 de julho de 2022
Por

como investir em Bitcoin

Mesmo quem não faz parte do universo dos investimentos já deve ter ouvido sobre o bitcoin, afinal de contas, estamos falando da criptomoeda mais famosa do mundo. Mas como investir em bitcoin ainda é uma dúvida de muitos. Por isso, neste artigo vamos mostrar o que você precisa saber antes de começar. O que é […]

Publicado em 22 de julho de 2022
Por

HFT

Bastante popular entre empresas de negociação, as negociações de alta frequência (HFT) são uma forma de realizar negociações com auxílio de algoritmos de computador para que as operações sejam realizadas de forma mais rápida e com um volume maior. Utilizando-as é possível realizar várias negociações de forma automática em um só dia.   O que […]

Publicado em 8 de julho de 2022
Por