Carteira de Bitcoins – O que é e como funciona?

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Por se tratar de um ativo digital, o bitcoin é uma moeda que não existe fisicamente. Sendo assim, ele tem características próprias para ser armazenado ou adquirido. Afinal, se não há nada físico, como definir quem tem a posse sobre esse ativo? É aí que entra em cena a carteira de bitcoins.

Os bitcoins estão armazenados em endereços públicos na blockchain. Para acessá-los e movimentá-los, é preciso ter acesso a uma chave-privada, que funciona como uma espécie de senha. A carteira de bitcoin tem justamente a função de organizar e armazenar as chaves privadas do seu usuário.

 

O que é a carteira de bitcoin?

Na teoria, a carteira de bitcoin é o mecanismo usado para armazenar chaves criptografadas que dão acesso a endereços públicos de bitcoins.

De forma mais simples, podemos dizer que elas armazenam chaves privadas e individuais, que dão acesso aos seus bitcoins na blockchain, permitindo enviar e receber valores de uma carteira para outra.

Para isso, a carteira de bitcoin também terá uma chave pública, que é como se fosse o número da conta corrente se compararmos com os bancos tradicionais. Com essa chave pública, é possível gerar códigos que chamamos de “endereços”. Assim, para enviar bitcoins para alguém, a informação que você precisa é justamente um “endereço” gerado pela chave pública dessa pessoa.

 

Tipos de carteira de bitcoin

Agora você já sabe que uma carteira tem basicamente a função de armazenar chaves criptografadas. Porém, isso pode ser feito de muitas formas. As principais delas são:

 

Carteira online

Nesse tipo de carteira, a sua carteira está armazenada na nuvem. Dessa forma, você pode acessá-la através de diferentes dispositivos, desde que tenha conexão à internet. Isso facilita bastante o acesso e a transferência de criptomoedas de forma rápida.

Quando você deixa seus bitcoins em uma corretora, é ela que está tomando conta da sua chave-privada. Sendo assim, caso o site esteja com problemas ou passe por manutenção, você ficará temporariamente sem acesso aos seus bitcoins.

Apesar de ser um dos tipos de carteira mais acessíveis e simples, é preciso ter alguns cuidados do ponto de vista de segurança. Se você não faz trade de criptomoedas e não movimenta os ativos com frequência, é recomendável usar algum outro tipo de carteira pelo menos para uma parte dos seus bitcoins.

 

Carteira mobile

Esse modelo de carteira está associado a um aplicativo de celular. Assim, você baixa um app do tipo e mantém o controle sobre seus bitcoins. O grande risco das carteiras mobile é perder ou ter o celular roubado, por exemplo.

 

Carteira para computador

Assim como a carteira mobile, aqui você também deve instalar um software, só que no computador. A grande diferença é que o programa funciona off-line e, portanto, diminuem os riscos de ataques virtuais, por exemplo.

Ainda assim, é preciso manter a máquina atualizada, com antivírus e outros programas de segurança.

 

Carteira em hardware

Esses dispositivos estão normalmente em formato de pendrive, com uma porta USB. Eles armazenam as chaves-privadas também de forma off-line e, por isso, são uma das opções mais seguras.

Um dos pontos negativos é o preço, já que essa é uma das opções mais caras. Vale a pena pesquisar bastante os diferentes modelos e revendedores para garantir a segurança desse dispositivo.

 

Carteira em papel

Se analisarmos com cuidado, veremos que a carteira em papel é a forma mais segura de se armazenar bitcoin. Seu funcionamento é muito simples: você terá escrito em um papel quais são as suas chaves públicas e privadas.

O grande risco é você perder esse papel e não haver nenhuma cópia. Portanto, o ideal é que ele seja mantido em um cofre ou algo do tipo.

 

Preciso de uma carteira de bitcoins para investir com a Yappi?

A resposta é sim! A Yappi não possui acesso ao dinheiro do cliente, ele fica sobre controle dele em sua conta na Binance, considerada a maior exchange de criptomoedas do mundo. Após criada a conta na corretora, é preciso criar também uma carteira e vinculá-la ao nosso aplicativo, a partir daí nossos robôs já começam a comprar e vender bitcoins em tempo integral, até enquanto você dorme.

Quer entender melhor sobre como funciona esse processo? Entre em contato com nossos especialistas e vamos marcar um bate-papo!

Leia também:

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Assine nossa newsletter

Fique por dentro das novidades do mundo cripto e outros investimentos.