Independência financeira: Como se planejar para conquistar a sua

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Independência financeira, na prática, significa não precisar mais gerar riqueza para viver. Dizendo em outras palavras: A riqueza que você já gerou/herdou, aplicada em investimentos, é suficiente para pagar as suas contas todos os meses.

Desse modo até parece fácil entender o que é, mas a coisa fica um pouco mais complicada quando tentamos determinar o quanto de dinheiro será necessário para atingir a independência financeira.

Isso porque existem fatores que precisam ser levados em consideração e que variam de pessoa para pessoa. Mas esse post está aqui para te ajudar. Afinal, de quanto VOCÊ precisa para conquistar a SUA independência financeira?

Para responder essa questão, você precisa entender:

Qual será o seu estilo de vida?

Agora é um momento mais pessoal. Para definir sua independência financeira, responda as questões a seguir:

  1. Quais são os seus sonhos para a sua vida? (Ex. Casa própria, casa alugada, família, carro, viagens etc.)
  2. Quanto custa cada um dos seus sonhos hoje? (Ex. 50 mil, 200 mil, 1 milhão etc.)
  3. Qual é o seu custo de vida hoje e simule qual será o seu custo de vida quando atingir os seus sonhos? (Ex. Hoje gasto mensalmente R$ 2.000,00 reais por mês, mas quando tiver um(a) companheiro(a) e dois filhos gostaria de ter um estilo de vida com um gasto de R$ 10.000 reais por mês)

Com essas informações em mãos é possível enxergar melhor o estilo de vida que você quer ter ao parar de trabalhar. Mas vamos investigar mais além. Olha só os exemplos abaixo:

Exemplo 1:

João tem 32 anos e tem o seguinte sonho:

  1. Morar em Mônaco em um apartamento próprio de 60 m² com sua esposa (Mônaco é um estado da França com o m² mais caro do mundo segundo a Forbes, 1m² custa em média 62 mil dólares).
  2. O apartamento custará entre 4,5 e 5 milhões de reais.
  3. O custo de vida mensal atual é entre 6 a 8 mil reais e em Mônaco o custo de vida será algo entre 35 a 40 mil reais por mês.

Assim, é possível concluir que para a independência financeira de João é necessário que ele possua um patrimônio imobiliário de 5 milhões MAIS um patrimônio financeiro que gere um rendimento mensal de 40 mil reais por mês.

Exemplo 2:

Cláudia tem 27 anos e tem o seguinte sonho:

  1. Viajar pelo mundo sozinha fazendo “mochilão” (estilo de viajem conhecido por pegar uma mochila com itens básicos necessários e viajar na maioria das vezes a pé ou com carona).
  2. O preço dos equipamentos e mais todas as viagens de avião custarão próximo de 100 mil reais.
  3. O custo de vida atual é de 2 mil reais e o custo de vida médio enquanto estiver realizando as viagens será entre 4 a 6 mil reais por mês (segundo o site Skycanner um dia comum desse estilo de viajem custa em média entre 100 e 200 reais).

Para Cláudia, a independência financeira resulta em ter um acúmulo de capital para consumo de 100 mil reais MAIS um patrimônio financeiro que gere um rendimento mensal de 6 mil reais por mês.

Passo a passo para conquistar sua independência financeira

Agora vem uma parte mais racional e mão na massa. Bora planejar sua própria independência?

Passo 1: Saiba para onde está indo o seu dinheiro

Monte um planejamento financeiro com todos os seus custos e entenda o quanto gasta com cada item e se eles estão em uma média razoável ou acima do comum. Para isso hoje existem muitas ferramentas prontas como planilhas e aplicativos (Guia Bolso, Mobills, e tantos outros). Esse passo leva um tempo considerável para realizar, mas é de extrema importância para todos os próximos passos.

Apenas para conscientização, segundo o Serasa, 63,2 milhões de brasileiros estão inadimplentes, ou seja, possuem alguma dívida Isso é um indicativo forte de falta de planejamento financeiro.

Passo 2: Crie vários estágios de metas

Após responder os questionamentos sobre seus sonhos você precisará criar várias metas menores e mais curtas para facilitar a sua evolução no processo até a sua meta principal. Para isso é bem importante definir para cada meta:

  • Parâmetros mensuráveis (valor acumulado, conquista de algum cargo etc.);
  • Metas possíveis de acordo com a sua realidade;
  • Prazo para o atingimento da meta;
  • Recompensas intermediárias;
  • Um modo de avaliar se a sua meta estava coerente com sua situação (Eou seja, ajustá-la de tempos em tempos caso ela esteja sendo muito fácil ou muito impossível de realizar);

Passo 3: Invista seu dinheiro

Talvez não seja a sua área de conhecimento, mas como o nosso mundo funciona com base em moedas financeiras, é muito ruim hoje em dia não entender nada sobre o mercado financeiro. Por isso respira fundo e faça o seu melhor para entender pelo menos o mínimo sobre investimentos.

Os investimentos serão o seu principal aliado na conquista da independência financeira e dos seus sonhos que dependam de dinheiro. Isso porque além do valor que você acumulará ao longo do tempo ao poupar, você receberá os rendimentos dos juros compostos!

Na prática nós da Yappi vamos te ajudar bastante nesse item pois temos rendimentos altos e muito consistentes, em outros artigos vamos entrar mais nos detalhes de outras possibilidades de investimento, mas o importante mesmo é investir!

Passo 4: Tenha persistência

Aqui vai parecer clichê, mas pelo menos é um clichê que tem um resultado ótimo no final.

Para todos os itens anteriores , é necessário que você tenha persistência para que funcionem, pois um planejamento financeiro sem acompanhamento não serve para nada.

Metas bem definidas que não são cumpridas dentro da data especificada te distanciam do seu sonho e investimentos sem novas aplicações ou que rendem muito pouco não fazem o seu patrimônio crescer.

Então crie mecanismos que vão lhe auxiliar a sempre manter o foco no seu sonho!

Esperamos que tenha sido possível entender que independência financeira é uma meta particular e que precisa de muitos detalhes seus para que possa ser bem definida.

Diríamos até que as palavras chave para a conquista da independência financeira são: Planejamento financeiro (dá uma olhadinha na nossa sessão de materiais) e Investimentos (nesse caso, podemos ajudar na prática).

Leia também:

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Assine nossa newsletter

Fique por dentro das novidades do mundo cripto e outros investimentos.