Métodos ágeis na prática: como a Yappi coordena sua equipe remota

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Os métodos ágeis são uma alternativa à gestão tradicional de projetos. Eles nasceram nos braços do desenvolvimento de software, mas hoje podem ser aplicados a qualquer tipo de projeto (inclusive os que não se remetem ao software).

Além disso, os métodos ágeis vem ajudando muitas equipes a encarar a imprevisibilidades dentro de um projeto através de entregas incrementais e ciclos iterativos.

Atualmente, os frameworks que utilizamos são o Kanban, Scrum e XP, sendo escolhido aquele que atender melhor os objetivos da equipe.

Métodos ágeis – muito mais do que velocidade de produção

Ainda antes de sermos forçados à trabalhar sob o regime do home office por conta da pandemia de Covid-19, nossa equipe aqui na YAPPI já buscava as melhores formas de superar os desafios do trabalho remoto.

Primeiramente, não bastava apenas colocar os colaboradores em infinitas chamadas de vídeo ou trocar centenas de mensagens ao longo do dia. Foi preciso pesquisar e testar os mais diversos métodos e ferramentas até encontrarmos os que melhores se adequavam às necessidades da nossa equipe.

Buscando sincronia com as ferramentas de comunicação

Quando o assunto é manter a comunicação em dia e o trabalho sincronizado, ferramentas e softwares é o que não falta por aí.

As ferramentas utilizadas atualmente são aquelas inclusas no G-suit, principalmente o Chat, onde compartilhamos informações que devem ficar guardadas por mais tempo.

Quanto às reuniões – realizadas pelo Meet – a regra de ouro que passamos a adotar antes de qualquer agendamento se baseia em um único questionamento:

Precisamos de mais uma reunião, ou apenas solicitarmos uma ajuda ou tarefa?

Esse tipo de questionamento nos faz pensar duas vezes antes de sairmos agendando reuniões o tempo todo, pois sabemos que uma reunião desnecessária ou mal planejada significa desperdiçar o bem mais precioso de todos: o tempo.

Compartilhando e acompanhando o fluxo de trabalho das equipes

Além da comunicação por meio de troca de mensagens e chamadas de vídeos, adotamos o método Kanban de visualização e organização de tarefas.

Para isso, utilizamos como ferramenta o Trello, onde podemos deixar expostas as atividades que cada membro da equipe está realizando.

O modo como cada equipe utiliza seu quadro no Trello é muito particular, já as equipes possuem objetivos específicos diferentes. Entretanto, todas compartilham uma base em comum: a adoção de um método ágil de execução.

A metamorfose ambulante dos métodos ágeis

Finalmente, depois de tantos testes, estudos e experimentos, o que fica é um ponto principal: refletir e melhorar sempre.

Melhorar nossa comunicação, nosso método de trabalho, nosso uso das melhores ferramentas,  e o que mais for necessário testar e adaptar ao nosso  contexto atual.

Isso porque, tal como diz um dos princípios do método ágil, devemos fazer da mudança nossa aliada. Afinal, o mundo ao nosso redor jamais se manterá o mesmo.

Leia também:

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Assine nossa newsletter

Fique por dentro das novidades do mundo cripto e outros investimentos.