Pirâmides Financeiras: o que são e como não cair em golpes?

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Provavelmente você já ouviu falar em pirâmide financeira, certo? Esse esquema já existe há décadas no Brasil, é ilegal e já causou prejuízo para muitas pessoas. No entanto, golpes do tipo continuam sendo aplicados por aqui.

Conforme o tempo passa, os esquemas de pirâmide também vão ganhando uma “cara nova”. Não à toa muitos deles estão até usando criptomoedas (ou fingindo usar) para atrair a atenção de novas vítimas, manchando a imagem do setor.

A seguir, detalhamos o que é a pirâmide financeira e como identificar esse esquema. Se você ainda não tem certeza de como essa prática é estruturada, vale a pena continuar a leitura!

 

O que é a pirâmide financeira?

A pirâmide financeira é um esquema proibido no Brasil, configurando crime contra a economia popular (Lei 1.521/51).

Se formos definir de forma resumida, estamos falando aqui de modelos de negócio que só são vantajosos enquanto atraem novos clientes. Ou seja, assim que novos “parceiros” param de entrar, o negócio não pode mais cumprir com os retornos prometidos e está fadado a colapsar.

Ou seja, o lucro e o sustento de todo o negócio estão baseados no recrutamento de novos participantes e não no investimento ou na venda de um produto específico. Na maioria dos casos até existe um produto ou ativo em jogo, mas eles só são usados para maquiar o verdadeiro objetivo do negócio, que é trazer mais pessoas para o esquema e manter a roda girando.

 

Como não cair em uma pirâmide financeira?

A melhor forma de se proteger de esquemas de pirâmide financeira é saber como identificar uma delas. Elas têm características muito particulares, que sempre se repetem. Por exemplo:

  • Oferecem retorno garantido: se você ouvir algum tipo de investimento que diz ter retorno garantido, já fique com o pé atrás. Ativos pré-fixados de renda fixa são um dos únicos investimentos que podem garantir o valor de retorno. Mas eles são bem diferentes do que costuma ser oferecido em esquemas de pirâmide que envolvem investimentos.
  • Parecem bom demais para ser verdade: Ouviu falar de enriquecimento rápido? Investimentos que garantem retorno de 1% ao dia? Pula fora porque com certeza há algum tipo de fraude aí. Pense que se fosse fácil assim, todo mundo já teria descoberto essa “mágica”
  • Ausência de produto: Se a companhia não deixa claro qual é o produto ou ativo que ela está investindo, certamente há um problema aí. Procure entender onde seu dinheiro está sendo colocado.
  • Empresa irregular: Fundos de investimentos e investidores que operam no mercado de valores mobiliados precisam ser registrados e autorizados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Portanto, vale a pena saber se a empresa que você pensa em colocar seu dinheiro está devidamente regularizada.
  • Recrutamento de pessoas: Se você encontrou uma possibilidade de negócio que exige o recrutamento de mais pessoas, saiba que o sinal vermelho está aceso: certamente é um esquema de pirâmide financeira que você deve fugir.

 

O que as criptomoedas têm a ver com a pirâmide financeira?

Nada! Essa é a resposta mais clara e verdadeira. Muitas pessoas acreditam que o bitcoin e outras criptomoedas fazem parte de uma pirâmide financeira. Isso acontece porque muitos golpistas usam o investimento em criptoativos para mascarar um esquema de pirâmide.

Porém, a criptomoeda é apenas uma moeda. Da mesma forma, também há pirâmides financeiras em que o real é a moeda utilizada.

Não faz nenhum sentido dizer que o bitcoin tem qualquer relação com pirâmide financeira. Até porque ele usa a tecnologia blockchain e é moldado por uma rede de mineradores em que qualquer um pode fazer parte.

Da mesma forma, o bitcoin (ou qualquer outra criptomoeda) não garante nenhum lucro, já que isso depende da valorização e do sucesso na negociação da moeda.

 

Por que devo confiar na Yappi?

Diferente de esquemas de pirâmide, a Yappi não possui controle do dinheiro dos clientes, que fica o tempo inteiro sobre o controle do próprio investidor em sua conta na Binance, podendo ser auditado ou sacado a qualquer momento.

Nunca garantimos o retorno para os clientes, apenas apresentamos o desempenho no passado (que geralmente é positivo, mas há também meses negativos). Por fim, estamos sempre abertos a tirar dúvidas e explicar como funciona o nosso produto.

Agende uma conversa com nossos especialistas pelo Whatsapp, conheça mais sobre nossa empresa e entre no mercado de criptoativos de forma segura!

Leia também:

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Assine nossa newsletter

Fique por dentro das novidades do mundo cripto e outros investimentos.