Rentabilidade em investimentos – O que é e como conquistá-la?

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

A rentabilidade é o foco de qualquer pessoa que faz um investimento. Seja um aporte em renda fixa ou renda variável, sempre queremos ver nosso dinheiro rendendo, ou seja, valendo mais do que antes.

Entender como funciona a rentabilidade é fundamental para escolhermos as melhores opções de investimento para ter em carteira.

 

O que é rentabilidade?

De forma geral, a rentabilidade é uma taxa que indica qual será o seu retorno após uma aplicação. Assim, uma rentabilidade de 10% ao ano, por exemplo, significa que depois de um ano investido você terá 10% a mais do que seu investimento inicial. Ou seja, se tiver investido R$1000, terá R$100 a mais ao fim de um ano.

É justamente a rentabilidade dos investimentos que permite a independência financeira. Afinal, com aportes mais altos, é possível ter retornos também altos, o que vai gerar uma renda passiva que pode ser capaz de sustentar quem investiu.

 

A relação entre liquidez e rentabilidade

A liquidez é a facilidade com que o um investidor tem de resgatar o valor aplicado em dinheiro. Quando o saque é permitido em um dia útil, por exemplo, dizemos que aquele investimento tem alta liquidez. Por outro lado, quando você só pode sacar o valor anos após a aplicação, então trata-se de um produto com baixa liquidez.

De forma geral, investimentos com baixa liquidez estão associados a maior rentabilidade. Imagine, por exemplo, um título de renda fixa com vencimento em 10 anos. Isso significa que você só poderá resgatar o dinheiro investido uma década após a aplicação. Em troca da garantia de só precisar devolver seu dinheiro 10 anos depois, a instituição oferece uma rentabilidade maior que um título com vencimento de 3 anos, por exemplo.

 

A relação entre risco e rentabilidade

Por outro lado, não é só a liquidez que define o valor da rentabilidade. Principalmente quando falamos de renda variável, o risco está totalmente atrelado a rentabilidade. Nesse caso, quanto maior o risco que você se expõe dentro de um investimento, os ganhos também podem ser maiores.

Imagine por exemplo que você decida comprar bitcoins. Trata-se de um investimento de alto risco, já que o preço da moeda pode cair e você ficar no prejuízo, ou seja, perderá dinheiro. Por outro lado, a o valor da moeda também pode subir significativamente. Por vezes, em uma proporção muito maior do que um investimento em renda fixa (que tem baixo risco). Ou seja, se expor a riscos pode te ajudar a ter mais rentabilidade.

 

Índices de Rentabilidade

É importante ter bases de referência ao analisar um investimento, pois assim você consegue entender se a rentabilidade que ele oferece está boa ou não. Os dois principais índices que você pode usar são:

Taxa DI

Recomendamos usar esse índice como referência quando você estiver analisando produtos de renda fixa. O CDI é um investimento negociado entre bancos. Como essas operações tem um risco baixíssimo, as taxas praticadas servem como referência para outros investimentos de renda fixa. Normalmente, é possível encontrar rendimentos com liquidez diária e rentabilidade de 100% do CDI. Conforme a liquidez diminui, espera-se que o investimento ofereça uma rentabilidade maior em relação ao CDI.

 

Índice Ibovespa

O Ibovespa é o mais importante indicador do desempenho médio das cotações das ações mais negociadas na B3. Portanto, é uma boa referência para entender se os seus investimentos em renda variável estão bons ou não. É verdade que o mercado de ações funciona de forma diferente que o de criptomoedas, por exemplo. Mas é uma forma de comparar se seus investimentos estão melhores ou piores do que a média da Bolsa de Valores.

 

Como a Yappi te ajuda a ter mais rentabilidade

A Yappi trabalha com trade de criptomoedas em busca de oferecer o melhor retorno possível aos seus clientes. Nossos especialistas conhecem profundamente o mercado de ativos digitais e, com isso, criaram um sistema que pode alcançar rentabilidade positiva mesmo em períodos de baixa.

Como base de referência, a Yappi está com uma rentabilidade média de 8,34% ao mês, um número bem interessante em comparação a outros investimentos, mesmo em renda variável. Quer entender melhor como funciona investir com a Yappi? Agende uma conversa com nossos especialistas e conheça nosso trabalho.

Leia também:

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Assine nossa newsletter

Fique por dentro das novidades do mundo cripto e outros investimentos.