Reserva de Emergência: O que é e qual é a importância?

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Criar um planejamento financeiro é fundamental para conquistar seus objetivos de vida e ter menos problemas relacionados a dinheiro. Um dos primeiros pontos a traçar dentro desse planejamento é justamente a reserva de emergência.

Mesmo que a gente crie um plano a longo prazo, as chances são grandes de imprevistos acontecerem: algum problema de saúde, a aquisição de um bem necessário, perda de emprego, problemas com automóvel… tudo isso pode acontecer e impactar com nossas finanças.

A reserva de emergência surge justamente para sanar esses casos e impedir que esses imprevistos estraguem nossos planos de investimentos.

 

O que é reserva de emergência?

Como o próprio nome indica, a reserva de emergência é uma quantidade de dinheiro que precisamos ter em mãos para um momento emergencial. Ou seja, é um recurso que garante a segurança e tranquilidade para superar a situação adversa sem mudar os padrões de vida que a pessoa estava levando.

 

Como criar uma reserva de emergência?

Recomenda-se que a reserva de emergência seja o equivalente a 6 meses das suas despesas médias. Ou seja, se você gasta R$5 mil por mês para manter seu padrão de vida, sua reserva de emergência deve ser de R$30 mil.

É claro que essa conta pode variar bastante. Se você tem um emprego bem estável, em que praticamente não há chances de ser surpreendido, a reserva pode ser de menos meses. Por outro lado, se você é um profissional autônomo que pode ficar alguns meses sem trabalho, recomenda-se uma reserva maior.

O montante que você calculou deve ser aplicado em um rendimento que ofereça baixo risco e alta liquidez. Você precisa de um risco baixo por se tratar de um investimento de segurança, que você não pode se dar ao luxo de perder. Já a liquidez alta é necessária porque você precisa poder sacá-lo assim que a emergência surgir. Ou seja, não há como você prever quando precisará daquele dinheiro.

Títulos do Tesouro Direto, fundos de renda fixa com liquidez diária ou CDBs com liquidez diária e rendimento de no mínimo 100% do CDI são algumas opções para aplicar a reserva de emergência. Esses investimentos sempre renderão acima da inflação, ou seja, mesmo que você não consiga grande rentabilidade, sua reserva ainda crescerá mantendo o seu poder de compra.

 

Qual é a importância da reserva de emergência?

Por mais planejados que a gente tente ser, sempre há acontecimentos inesperados em nossas vidas. Porém, quem é realmente precavido já se prepara inclusive para enfrentar essas adversidades.

A reserva de emergência, inclusive, é o primeiro montante que você deve criar. É possível, a princípio, começar com uma reserva menor, que não cubra exatamente todos os 6 meses de despesas. No entanto, é importante ter alguma reserva antes de começar a se aventurar no universo de renda variável, por exemplo.

Uma vez que você tenha uma reserva financeira bem consolidada, fica até mais fácil assumir riscos em outros investimentos. Você já sabe que pode perder algum dinheiro, já que tem um bom montante guardado. Isso dá mais confiança ao investidor, que pode também lucrar mais com investimentos de maior risco.

 

Diversificação de Investimentos é o segredo para o sucesso

Ter uma reserva de emergência é extremamente necessário para qualquer investidor. Aos poucos, conforme você vai construindo sua reserva, você já pode optar também por outros investimentos que não sejam 100% seguros ou que não tenham alta liquidez.

Com uma estratégia de diversificação de investimentos, você terá em sua carteira papéis extremamente seguros e outros com maior grau de risco, mas que também podem gerar mais rentabilidade.

Quer entender melhor como construir uma carteira dessa forma? Entre em contato com nossos especialistas e vamos criar juntos um plano para você evoluir nos seus investimentos.

Leia também:

Compartilhe esse post

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Assine nossa newsletter

Fique por dentro das novidades do mundo cripto e outros investimentos.