31
Setup trader – Como criar uma estratégia

O setup trader é um conjunto de regras utilizadas pelo trader para comprar ou vender um ativo financeiro. Definido de acordo com os objetivos de cada operador, um setup é utilizado para padronizar suas operações e prever tendências do mercado.

 

O que é setup trader?

De forma geral, o setup trader é o conjunto de parâmetros que o trader vai aplicar para saber quando entrar e sair de uma operação. Essa estratégia é formada por uma série de regras previamente estudadas, baseadas em algum tipo de análise.

Elas são utilizadas para definir os melhores momentos para comprar ou vender um ativo ou derivativo financeiro. Também é essa estratégia que definirá qual é o stop gain e o stop loss, ferramenta utilizada para gerenciar riscos e perdas.

É importante ter em mente que um mesmo setup pode funcionar para um operador, mas pode não funcionar para outro. Cada investidor monta o seu setup de acordo com seus objetivos. Por exemplo, operadores com menos aversões a riscos não possuem a mesma estratégia de alguém que não está tão aberto assim.

 

Como montar o seu setup trader?

Cada pessoa tem seu jeito de operar, por isso é fundamental que o investidor tenha uma estratégia sólida e que deve ser seguida à risca, sem interferência de fatores emocionais. Mas antes de desenvolver sua própria estratégia é preciso conhecer alguns conceitos e colocá-los em prática.

 

Conheça seu perfil

Há operadores que preferem operações mais longas, por isso, geralmente utilizam um gráfico bem desenvolvido para ser analisado antes de realizar qualquer movimento. Estes traders utilizam alguns indicadores, como médias móveis, para verificar a eficácia da estratégia.

Mas também existem operadores que preferem operações mais curtas, com mais riscos, e que lucram através de pequenos movimentos no gráfico.

 

Estabeleça sua técnica de análise de setup trader

Como dissemos anteriormente, um setup é estabelecido com base em algum tipo de análise, como a análise técnica, que analisa a movimentação do preço dos ativos no gráfico e a análise de fluxo, que revela tendências através do fluxo de ofertas. Isso precisa estar muito claro ao desenvolver sua estratégia.

 

Estude o ativo que irá operar

Para ter sucesso nos trades é preciso acompanhar estudar o ativo constantemente e investir seu tempo em informações relevantes. Aprofunde seu conhecimento a respeito do ativo e de tudo que está relacionado a ele.

Por exemplo, se você irá operar o dólar é preciso acompanhar as notícias mundiais, principalmente relacionadas a economia. Afinal, você precisa entender que tipo de fatores podem fazer o preço subir ou descer.

 

Escolha os indicadores e ferramentas certos

Existem diversas ferramentas que podem ser utilizadas para montar o seu setup, como o Profit Pro, onde é possível ver os volumes de negociação por nível de preço. Ter uma ferramenta com boas funcionalidades é fundamental para orientar e acompanhar sua estratégia.

Além disso, você precisará definir quais são os indicadores que formarão a base da sua estratégia. Existem dezenas de métricas possíveis de se analisar. O grande diferencial aqui é encontrar a melhor combinação para saber quais se adequam ao seu objetivo (e claro, quais geram melhores retornos financeiros).

Lembre-se que não existe uma métrica de ouro. É justamente a combinação delas que pode trazer sinais mais claros de quando é um melhor momento para entrar em uma operação.

 

Como saber se seu setup trader está funcionando?

Testando! É assim que você consegue saber se o seu setup está de acordo com o seu objetivo. Aplicando sua estratégia em diferentes cenários você consegue ver a assertividade e lucratividade do seu setup.

Realizando o backtesting, você pode acompanhar como seu setup teria desempenhado no histórico daquele ativo. Ou seja, consegue ver se a estratégia teria trazido bons resultados no passado, sem precisar necessariamente colocar seu patrimônio em risco.

Além disso é preciso ter disciplina, ou seja, respeitar sua estratégia e não ser influenciado por fatores emocionais. A disciplina pode ser a chave para o sucesso de um trader.

 

Por que montar um setup trader?

Um dos principais motivos em ter um setup é a padronização de suas operações. Ter uma estratégia lógica de quando entrar e sair de um trade é essencial para evitar a interferência de fatores emocionais e, dessa forma, aumentar as chances de sucesso em suas operações.

Além disso, com um setup você também consegue ter controle sobre o risco e retorno das suas aplicações. Basicamente, o setup trader dá mais racionalidade aos seus trades, evitando que eles sejam feitos por intuição ou fatores que não foram previamente estudados.

 

Automatize seus trades

Montar um setup trader não é uma tarefa simples, principalmente para quem está começando. Para contornar essa situação, é possível aproveitar setups prontos. E melhor ainda: aproveitá-los usando uma inteligência artificial que realiza trades de forma automática.

É assim que a Yappi trabalha: criamos uma estratégia baseada em backtesting de um time especialista em trades, que atualiza constantemente os melhores setups para ter bons resultados nas negociações de criptomoedas.

Além disso, desenvolvemos um robô trader, que realiza as operações por você de forma automática. Ou seja, você só precisa se cadastrar no nosso aplicativo, conectar sua carteira e pronto! Investimos em Bitcoin realizando trades na Binance, maior corretora de criptomoedas do mundo.

Para melhorar, o aplicativo da Yappi é gratuito e está disponível para iOS e Android. Só cobramos 40% do lucro que o robô gerar para você. Baixe o app e comece a testar o nosso setup trader!

 

Publicado em 10 de março de 2022
Por

POSTS RELACIONADOS:
price action

O preço de uma ativo praticamente nunca para de se movimentar, por isso, existe uma técnica que analisa esse movimento do preço, conhecida como price action. Vendo esse movimento, seja crescente ou decrescente, o trader tenta prever a direção do mercado.   O que é Price Action? Toda negociação, ou seja, toda compra e venda […]

Publicado em 15 de julho de 2022
Por

Robô investidor

Executar uma estratégia de forma automática é a maior característica de um robô investidor. Com ele, o processo de investir se torna muito mais prático, o que atrai principalmente investidores experientes. Mas engana-se quem pensa que esse é um assunto exclusivo para quem está há anos nesse mercado: dependendo de como for desenvolvido, o robô […]

Publicado em 27 de maio de 2022
Por

Setup trader

O setup trader é um conjunto de regras utilizadas pelo trader para comprar ou vender um ativo financeiro. Definido de acordo com os objetivos de cada operador, um setup é utilizado para padronizar suas operações e prever tendências do mercado.   O que é setup trader? De forma geral, o setup trader é o conjunto […]

Publicado em 10 de março de 2022
Por