17
Trader Iniciante – Saiba como começar

Assim como em qualquer tipo de ocupação, um trader iniciante precisa possuir algumas habilidades para ter sucesso nesse mercado. Quem se aventura nessa área tem muita liberdade em seu dia-a-dia, mas precisa adquirir conhecimentos para conseguir operar os ativos com êxito.

 

O que é um trader iniciante?

Chamamos de trade toda operação de troca de ativos, como criptomoedas, ações, commodities, fundos, títulos etc. Um trader iniciante é a pessoa que está entrando neste mercado, realizando a compra e venda de bens.

Um trader trabalha com a volatilidade, ou seja, a variação de preços e depende de encontrar a hora certa para realizar uma operação. O Trader pode optar pela compra do ativo  (se achar que o preço negociado irá subir e ele poderá vender mais caro), ou pela  venda a descoberto (quando o investidor acredita que o preço irá cair).

A forma mais segura de um trader iniciante começar é estudando o mercado e as estratégias de trade. Para tentar prever o movimento de um determinado ativo, dezenas de variáveis podem ser analisadas em conjunto.

Além disso é preciso conhecer os riscos de investimentos e ter controle emocional o suficiente para que isto não interfira com a lógica da estratégia. Vale a pena também aproveitar os sistemas de “simulação” que a maioria dos programas de trade oferecem, para treinar bastante antes de começar de fato a realizar operações especulativas no mercado.

 

Como se tornar um trader?

Para se tornar um trader não é preciso ter algum tipo de curso superior, mas o que faz o profissional ter sucesso em suas operações, como em um trade de criptomoedas, por exemplo, é o conhecimento sobre o mercado aliado a uma boa estratégia, isso vale tanto para o trader iniciante quanto para o trader profissional.

Os traders são classificados em três categorias:

Gestor de risco: pode atuar em alguma instituição ou gerir recurso de terceiros, como um fundo de investimentos;

Intermediário: responsável por passar as ordens para as corretoras;

Autônomo: como o próprio nome diz, atua por conta própria.

 

Para começar a atuar nesse mercado você precisa primeiro entender como ele funciona, por isso deve seguir estes três passos:

Estude o mercado: Antes de mais nada você precisa entender as tendências do mercado. Se o assunto for muito novo para você, logo perceberá a necessidade de conhecer a fundo este universo, pois ele é caracterizado por flutuações que nem sempre são vantajosas para o investidor. Por isso, todo conhecimento é válido a fim de criar uma estratégia que o proteja dessas oscilações

Comece devagar: O indicado para quem é trader iniciante é ir aos poucos, pois em investimentos em renda variável podem ocorrer perdas significativas e o investidor deve estar preparado para lidar com isso. É preciso um pouco de conhecimento e prática para reconhecer os melhores momentos para comprar e vender os ativos. Por isso, comece aos poucos.

Crie uma estratégia: Os mercados não funcionam de forma aleatória, por isso, não fique preso apenas a sua intuição, pode funcionar uma vez, mas essa maré de sorte pode acabar a qualquer momento. O sucesso de um investidor está atrelado a eficácia da sua estratégia, que nada mais é do que um conjunto de regras que ajuda o trader a tomar as melhores decisões.

Lembrando que para saber se sua estratégia está funcionando ou não é preciso testá-la, ou seja, a valide por meio de estudo de backtest (análise do histórico) e a aplique em diversas situações e veja como ela se desempenha e como você reage frente a situação.

Tenha disciplina: É importante ter uma boa estratégia, mas de nada funciona se o trader não a seguir à risca. Assim como uma receita, se você não a seguir e alterar alguma coisa na intuição, o resultado pode não ser satisfatório. A mesma coisa acontece com um trade, é preciso separar a emoção da razão e confiar na sua estratégia.

 

Confie na estratégia de quem entende do assunto

O universo de trades não é simples, principalmente para quem está começando. Se você ainda é um trader iniciante, investimentos automatizados com estratégias prontas são uma boa opção para fazer parte desse mundo com conforto e segurança.

Aqui na Yappi possuímos um robô, programado pelo nosso experiente time, que atua comprando e vendendo Bitcoin 24h por dia, 7 dias por semana. Dessa forma, é possível realizar trades enquanto você descansa. O robô já possui parâmetros prontos para entrar e sair de um trade e aproveitará os melhores momentos do mercado, que nunca para.

E nossa estratégia tem dado muito certo! Nos últimos meses nosso rendimento médio foi de 4% no produto de menor risco. Venha saber mais sobre nosso aplicativo! Ele é gratuito e está disponível para iOS e Android.

Publicado em 25 de fevereiro de 2022
Por

POSTS RELACIONADOS:
Tape Reading

O tape reading surgiu como uma ferramenta de análise através da leitura de fita, produzida por uma máquina, quando as negociações ainda aconteciam por telefone. Hoje, com o avanço da tecnologia, essa ferramenta é utilizada de forma digital e em tempo real pelos traders em suas estratégias.   O que é Tape Reading? Tape reading, […]

Publicado em 29 de abril de 2022
Por

Trader Iniciante

Assim como em qualquer tipo de ocupação, um trader iniciante precisa possuir algumas habilidades para ter sucesso nesse mercado. Quem se aventura nessa área tem muita liberdade em seu dia-a-dia, mas precisa adquirir conhecimentos para conseguir operar os ativos com êxito.   O que é um trader iniciante? Chamamos de trade toda operação de troca […]

Publicado em 25 de fevereiro de 2022
Por

Venda a descoberto

Comprar na baixa e vender na alta não é o único tipo de operação possível para quem quer operar no mercado de renda variável. Por meio da venda a descoberto, é possível lucrar com a baixa do mercado, seja de criptomoedas, ações ou qualquer outro ativo.   O que é venda a descoberto? Apesar de […]

Publicado em 13 de janeiro de 2022
Por